Boletim iCS Número 2: Agosto/2016

Caros parceiros, apresentamos a segunda edição do boletim mensal do Instituto Clima e Sociedade – iCS, com informações sobre nossas atividades e também de donatários, além do que está acontecendo de mais relevante no Brasil na área de mudanças climáticas.

Sugestões ou comentários, por favor, podem ser enviados para luiza@climaesociedade.org.

DESTAQUES

PRINCIPAL
Campanha reúne atletas olímpicos para frear o aquecimento da temperatura global em 1,50C até 2100

iCS EM PAUTA
iCS recebe embaixadora da Noruega para roda de conversa da Rede de Mulheres pela Sustentabilidade  |  Johannes van de Ven, diretor executivo da Good Energies Foundation, visita o iCS   |  Nova reunião com ministro Sarney Filho aponta prioridades na pasta de meio ambiente  |  iCS e ECF têm encontro para discutir emissões marítimas e posição brasileira  |  Claudio Angelo, do Observatório do Clima, lança livro "A Espiral da Morte” no iCS  |  Alessandro Molon debate, no iCS, sobre mobilidade no Rio de Janeiro

ENERGIA ELÉTRICA
IEMA palestra na Câmara sobre potencial de energias renováveis na matriz elétrica nacional

MOBILIDADE URBANA
MoveCidade é a nova plataforma de mobilidade urbana do IDEC, com apoio do iCS  |  LABMOB lança plataforma virtual para divulgar soluções em transporte ativo  |  Dia de ir #aPéAoTrabalho inspira a prática de caminhar e correr como forma de deslocamento urbano  |  #Rio2017 discute desafios da cidade pós-Jogos em áreas como mobilidade e saneamento

POLÍTICA CLIMÁTICA
Câmara dos Deputados aprova ratificação do Acordo de Paris e a matéria vai para o senado  |  Sistema Brasileiro SEEG é usado para estimar emissão de gases de efeito estufa na Índia  |  Reunião estratégica do CBC no iCS  |  iCS é novo membro do GT de Infraestrutura da Coalizão Brasil Clima, Floresta e Agricultura

Acontece no Brasil
Nomeado novo secretário de Mudanças Climáticas, Everton Lucero

PRINCIPAL

Campanha reúne atletas olímpicos para frear o aquecimento da temperatura global em 1,5oC até 2100
No dia 28 de julho, a campanha “1.5oC: o recorde que não queremos quebrar” foi lançada no Museu do Amanhã com a presença de Sarney Filho, Ministro do Meio Ambiente, Ana Toni e Roberto Kishinami. Organizada pelo iCS, Observatório do Clima, GIP, Climate Vulnerable Forum e PNUMA, ela visa mostrar o quanto as mudanças climáticas e os eventos climáticos extremos ameaçam a viabilidade dos esportes como são hoje praticados. Enquanto muitos recordes devem ser quebrados nas Olimpíadas, atletas de todo o mundo se unem para que a temperatura média global não aumente mais do que 1,5oC até 2100, com base no período pré-industrial.

iCS EM PAUTA

iCS recebe embaixadora da Noruega para roda de conversa da Rede de Mulheres pela Sustentabilidade
As relações entre cultura de gênero e sustentabilidade foram o tema da roda de conversa da Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade, iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e da qual Ana Toni integra o Comitê de Relações Internacionais. Na sede do iCS, a embaixadora da Noruega no Brasil, Aud Marit Wiig, falou às participantes sobre a importância de países produtores de petróleo, como Brasil e Noruega, se prepararem para uma economia de baixo carbono.

Johannes van de Ven, diretor executivo da Good Energies Foundation, visita o iCS
O diretor executivo da Good Energies Foundation, Johannes van de Ven, esteve no iCS em julho ao lado de Anamaria Schindler, membro do conselho da fundação. Durante a visita, houve troca de experiências sobre as atividades das duas organizações.

Nova reunião com ministro Sarney Filho aponta prioridades na pasta de meio ambiente
Branca Americano participou, no dia 28 de julho, de reunião com o ministro do Meio Ambiente Sarney Filho, ao lado de representantes de ONGs, academia, entre outros. Durante a conversa, o ministro elencou suas prioridades na gestão e ouviu as demandas e expectativas da sociedade civil.


iCS e ECF têm encontro para discutir emissões marítimas e posição brasileira
Ana Toni e Charlotte Inglis, da European Climate Foundation, se encontraram com uma representante da indústria naval para discutir sobre emissões marítimas e International Maritime Organization.

Claudio Angelo, do Observatório do Clima, lança livro "A Espiral da Morte” no iCS
Por que o gelo dos pólos está derretendo? E quais serão as consequências nas próximas décadas se não tomarmos as medidas necessárias para conter as mudanças no clima? Essas são perguntas que norteiam o livro "A Espiral da Morte", de Claudio Angelo, lançado no último dia 7 de julho na sede do iCS. O autor usa sua experiência no Observatório do Clima e como colaborador em publicações como Nature e Scientific American para analisar o aquecimento global sob a perspectiva das "máquinas do clima": o Ártico e a Antártida.

Alessandro Molon debate a mobilidade no Rio de Janeiro, em encontro na casa do iCS
Alessandro Molon (Rede-RJ) foi o convidado do iCS para debater sobre os desafios de mobilidade no Rio de Janeiro. O deputado federal e pré-candidato a prefeito da metrópole carioca esteve na sede do iCS no dia 25/7 para participar do segundo evento da série “Diálogos sobre Mobilidade nas Eleições 2016”, realizado em parceria com o donatário GIP.

ENERGIA ELÉTRICA

IEMA palestra na Câmara sobre potencial de energias renováveis na matriz elétrica nacional
No dia 13 de julho, o diretor do IEMA, André Ferreira realizou palestra na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados. Em sua fala, expôs o potencial das energias renováveis na matriz elétrica brasileira, com o objetivo de atender os compromissos assumidos pelo Brasil durante a COP 21, em Paris.

MOBILIDADE URBANA

MoveCidade é a nova plataforma de mobilidade urbana do IDEC, com apoio do iCS
O impacto da mobilidade urbana na rotina é apresentado de maneira visual e simples no site MoveCidade, nova plataforma online do IDEC, apoiada por uma doação do iCS. O projeto disponibiliza comparativos entre meios de transporte, direitos e deveres do cidadão e os principais canais de ajuda ao consumidor. O site foi lançado no dia 21, com bate papo online com Carlos Aranha, coordenador do Grupo de Trabalho Mobilidade Urbana da Rede Nossa São Paulo.

LABMOB lança plataforma virtual para divulgar soluções em transporte ativo
O Laboratório de Mobilidade Sustentável (LABMOB), donatário do iCS, lançou no final de junho sua plataforma virtual. O site divulga as pesquisas e soluções de design do laboratório, que é dedicado a transporte ativo. Um exemplo é o Perfil do Ciclista Brasileiro, primeiro amplo estudo sobre o uso de bicicleta como transporte urbano no Brasil. Esta pesquisa foi realizada em 2015 em dez cidades brasileiras.

Dia de ir #aPéAoTrabalho inspira a prática de caminhar e correr como forma de deslocamento urbano
No dia 1º de julho o Instituto Corrida Amiga, donatário do iCS, promoveu o “Dia de ir #aPéAoTrabalho”, para inspirar a população a caminhar, correr ou combinar o deslocamento a pé com transporte público ou carona no dia a dia. A campanha não se restringiu apenas ao Brasil; teve também adeptos em Londres, Atlanta, e outras cidades da Dinamarca e Austrália, sob a hashtag #toWorkByFoot, e do México, Argentina e Colômbia, com #aPieAlTrabajo.

#Rio2017 discute desafios da cidade pós-Jogos em áreas como mobilidade e saneamento
Uma cidade metropolitana pós-Jogos mais justa, democrática e sustentável é o objetivo da campanha #Rio2017, lançada no dia 26 com parceria do iCS. A mobilização também chama a atenção para implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na cidade. As propostas da campanha estão reunidas na Agenda Rio 2017, documento construído pela Casa Fluminense e outras 48 organizações da sociedade civil.

POLÍTICA CLIMÁTICA

Câmara dos Deputados aprova ratificação do Acordo de Paris e envia matéria para o senado
O Brasil está cada vez mais próximo de ratificar o Acordo de Paris. O projeto de decreto legislativo foi aprovado por unanimidade no dia 12 de julho na Câmara, onde tramitava em regime de urgência. O Centro Brasil no Clima, donatário do iCS, teve participação fundamental no processo. Agora, a proposição vai para o Senado e também não deve enfrentar dificuldades para aprovação. A expectativa é que ela siga para sanção presidencial e vire lei antes mesmo da COP 22, a conferência do Clima de Marrakesh, em novembro.

Sistema Brasileiro SEEG é usado para estimar emissão de gases de efeito estufa na Índia
Pela primeira vez, estimativas das emissões de gases de efeito estufa são realizadas de forma independente na Índia. O projeto SEEG Índia usa a metodologia do SEEG Brasil e é fruto de cooperação com o Observatório do Clima, donatário do iCS, que calcula emissões brasileiras desde 2013.

Reunião estratégica do CBC no iCS
No começo de julho o Centro Brasil no Clima (CBC) fez sua reunião estratégica na sede do iCS. Compareceram pessoas de grande conhecimento e relevância no tema de Mudanças Climáticas e foi um importante momento para avaliar o impacto da transição política do Brasil nessa agenda, para traçar prioridades e realinhar as expectativas diante do novo cenário.

iCS é o novo membro do GT de Infraestrutura da Coalizão Brasil Clima, Floresta e Agricultura
O iCS é agora um dos integrantes do Grupo de Trabalho (GT) de Infraestrutura da Coalizão Brasil Clima, Floresta e Agricultura, área de grande interface entre os portfólios de Política Climática e Mobilidade Urbana. O grupo trata de logística de transporte de mercadorias e passageiros da Região Amazônica, minimizando os impactos ambientais.

ACONTECE NO BRASIL

Nomeado novo secretário de Mudanças Climáticas, Everton Lucero
Everton Lucero foi oficializado como secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente. Anteriormente, no Itamaraty, Everton chefiou a delegação brasileira no processo de negociação do Acordo de Paris.


Este é um boletim mensal enviado pelo Instituto Clima e Sociedade – iCS.
Caso não deseje receber novamente este boletim, escreva para luiza@climaesociedade.org .