1
Mobilidade ativa no Distrito Federal

Engajamento do Governo do Distrito Federal em políticas de mobilidade ativa
Mobilidade ativa em Brasília (DF) | Foto: Agência Senado

CONTRIBUIÇÕES DO iCS E DE SEUS DONATÁRIOS

O ITDP vem apoiando a construção do Plano de Mobilidade Ativa do Distrito Federal, avaliando minutas de políticas, tais como a política de ciclomobilidade, e transferindo capacidade técnica para este governo. Com o apoio do iCS, o World Resources Institute (WRI) fundou, em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos, a ​Rede Nacional de Mobilidade de Baixo Carbono. ​Essa rede se dedica ao desenvolvimento de “ruas completas”, uma metodologia de desenho viário que prioriza o espaço e a segurança dos transportes ativos e públicos. O DF foi escolhido, junto com dez outras cidades, para implementar o piloto de uma “rua completa”, o que ajudou a mobilizar o governo local para a atenção à mobilidade ativa.
Entre julho e setembro de 2017, foram organizados workshops com membros do Governo do Distrito Federal para capilarizar a política cicloviária. Além disso, o iCS apoiou a ida da responsável por política cicloviária da cidade para a Holanda, para representar o DF no ​Velo-city​, evento anual global sobre o tema.

Contribuíram indiretamente para esse efeito, além de outros atores, dois donatários do iCS: o ​Bike Anjo e o ​Como Anda​, que promovem no Brasil políticas e ativismo em mobilidade ativa.
Mobilidade ativa em Brasília (DF) | Foto: Agência Senado
Mobilidade ativa em Brasília (DF) | Foto: Agência Senado

CONTEXTO

A cidade de Brasília (DF) foi concebida a partir de preceitos modernistas que privilegiaram o espaço viário para a circulação de veículos motorizados em detrimento do deslocamento a pé ou em bicicleta. Torna-se portanto necessário garantir que sejam criadas e implantadas políticas de mobilidade ativa e de integração com modais de transporte público, tendo como efeito a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) no DF.
Mobilidade ativa em Brasília (DF) | Foto: Agência Senado 
Mobilidade ativa em Brasília (DF) | Foto: Agência Senado

RESULTADOS

A Secretaria de Mobilidade do DF tem se envolvido em um número crescente de iniciativas de mobilidade ativa, como a análise das atuais políticas de ciclomobilidade e mobilidade a pé, a criação de minutas de novas políticas e a definição de critérios para monitoramento, avaliação e controle social dessas políticas. Isso está sendo feito com base em conhecimentos técnicos.

Veja ao lado alguns importantes resultados para os quais o iCS e seus donatários tiveram uma contribuição significativa em 2017.