7
Mudança Climática e Participação da Sociedade Civil

Qualificação, ampliação e diversificação do debate climático no Brasil
Sociedade Civil participa da Campanha #TodosPelaAmazônia | Foto: Observatório do Clima

CONTRIBUIÇÕES DO iCS E DE SEUS DONATÁRIOS

Desde que o iCS iniciou suas atividades no Brasil, o Instituto colaborou para dar visibilidade ao tema do clima no debate público, incluindo organizações que tradicionalmente não lidavam com esta temática, além da mídia. Entre as iniciativas do iCS estão: doações para organizações de comunicação, como Sul 21, Diálogo Chino e Andi Comunicação e Direitos; apoio ao trabalho do ClimaInfo e do Engajamundo; e financiamento de viagens para jornalistas da grande mídia para eventos como a ​COP 22​, em 2016, e ​COP 23​, em 2017.
A plataforma ​Carbon Transparency Initiative (CTI)​, que cria cenários de desenvolvimento atual com base em políticas, tendências de descarbonização e investimentos em energia, passou a incluir dados e projeções sobre emissões brasileiras. Com apoio da ClimateWorks, fizemos em 2016 um conjunto de doações para organizações brasileiras, como Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA), Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON), Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG) e outras, que passaram a produzir e fornecer dados para a plataforma.
Evento “What Design Can Do”, em São Paulo (SP) | Foto: WDCD
Comunidades Religiosas pelas Mudanças Climáticas participam do profeto Fé no Clima | Foto: ISER
Sociedade Civil participa da COP23, em Bonn, na Alemanha | Foto: Reprodução

CONTEXTO

A sociedade civil contribuiu de forma expressiva para a redução do desmatamento no Brasil a partir de 2005. Por outro lado, desde 1970 as emissões do país decorrentes de energia, transporte, agricultura e processos industriais estão aumentando e, segundo dados do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG) alcançaram o patamar de 53% das emissões brasileiras em 2014.
Disputa pelo embarque na fila do ônibus | Foto: Mariana Gil
Exposição “O Impacto das Mudanças Climáticas nos seres humanos”, realizada pelo Conectas Direitos Humanos na Estação Luz do Metrô de São Paulo | Foto: Conectas

RESULTADOS

O iCS contribuiu ativamente para que o debate climático alcançasse participação cada vez maior da sociedade e para que diferentes grupos abraçassem a causa. Essa ação fortaleceu iniciativas como:

- O evento ​What Design Can Do for Climate Change (WDCD), realizado em novembro de 2017, em São Paulo, sobre como profissionais de design podem criar soluções para um futuro sustentável e competir com propostas para esse fim.
- A Iniciativa ​Fé no Clima​, que atua desde 2015, realizando encontros, workshops e grupos de discussão, envolvendo lideranças religiosas, ambientalistas e jovens no tema das mudanças climáticas.

- A publicação da ​Dossiê Sur​, revista internacional que, além do tema Direitos Humanos, abordou mudanças climáticas.

- A exposição ​O Impacto das Mudanças Climáticas nos Seres Humanos​, realizada pela Conectas Direitos Humanos na Estação Luz do Metrô de São Paulo.

- Maior protagonismo dos grupos dedicados a temas urbanos, como transporte, energia e resíduos, que agora atuam em rede com o Observatório do Clima​, que ampliou seu leque de atuação também para temas urbanos.

Veja ao lado alguns importantes resultados para os quais o iCS e seus donatários tiveram uma contribuição significativa em 2017.