Palavra do iCS

Uma breve retrospectiva de um ano com muitos desafios, conquistas, mobilizações e iniciativas. Foram dezenas de realizações em direção aos objetivos climáticos no Brasil e no mundo.
ROLE A PÁGINA E VEJA MAIS
Moradores de Peruíbe (SP) em luta contra termelétrica | Foto: 350.org

O ICS pelo mundo

Muitos de nossos parceiros participaram ativamente da ​COP23 em Bonn, Alemanha, além de outros eventos internacionais como o ​Velo-City​, sobre mobilidade ativa, realizado na Holanda, para o qual enviamos uma delegação com membros de prefeituras e da sociedade civil. Em parceria com a Embaixada da Alemanha, demos início à série ​Diálogos Futuro Sustentável​, realizando dois encontros internacionais, um sobre estratégias de desenvolvimento de longo prazo e outro sobre descarbonização do transporte.
Engajmundo na COP-23, em Bonn, na Alemanha | Foto: Engajamundo
Em parceria com o Museu do Amanhã, foi lançada a ​Plataforma 2018: Brasil do Amanhã​, com um debate sobre processo político e de participação da sociedade. Junto com o Instituto de Estudos da Religião (ISER), realizamos o evento ​Fé No Clima – Comunidades Religiosas e Mudanças Climáticas sobre religião e clima e, com o Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS), promovemos um encontro sobre ​blockchain ​e mercado de carbono. Desenhamos com o Instituto Escolhas uma ​pesquisa de opinião que mostrou que os brasileiros reconhecem a necessidade e desejam a redução do uso de combustíveis fósseis, o que nos deixou ainda mais motivados.
Reunião com Michel Temer e membros de organizações da sociedade civil, em Brasília (DF) | Foto: FBMC
Essas e todas as demais realizações de 2017 consolidaram nosso papel e o de nossos parceiros, doadores e donatários em direção aos objetivos globais do clima. Agradecemos a todos por estarem conosco em cada uma dessas conquistas.


ANA TONI
Diretora Executiva do Instituto Clima e Sociedade

Um ano de grandes conquistas

2017 foi um ano de consolidação e grandes conquistas. Apoiamos ​45 projetos​, somando cerca de ​R$ 13,5 milhões​. Conseguimos mobilizar o apoio financeiro de ​dez instituições nacionais e internacionais ​que viabilizaram ações em nossos diferentes portfólios: ​Energia Elétrica​, Mobilidade Urbana​, ​Engajamento​ e ​Economia e Política Climática​. 

Também apoiamos ​eventos e iniciativas de ​comunicação e de ​articulação​, lançamos ​plataformas para ​informação e ​mobilização sobre ​mudanças climáticas​, reforçando e legitimando nossa presença e a de nossos parceiros em redes internacionais de ação em prol do clima. 
Estação Berrini (SP) e intervenções com base em conceitos de Ruas Completas | Foto: Pedro Mascaro/WRI Brasil

Iniciativas no Brasil

Com parceiros como Instituto Escolhas, Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), Observatório do Clima (OC), Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), International Energy Initiative (IEI Brasil), entre outros, realizamos várias iniciativas no Brasil. Organizamos, junto com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) diversos ​workshops sobre temas como o financiamento de eficiência energética. No ​IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável​, o World Resources Institute (WRI Brasil) lançou duas publicações sobre mobilidade urbana. Estivemos também presentes na ​Reunião Anual do Observatório do Clima​.
Museu do Amanhã

Políticas Públicas

Organizações da sociedade civil, como o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), entregaram um documento com metas relativas à política de ​mobilidade urbana ao então prefeito de São Paulo, João Dória, e outras realizaram uma reunião com o presidente Michel Temer para ressaltar a importância de uma ​política de Estado para o clima​. Apoiamos um seminário realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a relação entre ​contas nacionais e mudanças do clima​. Participamos também das discussões de três ​Câmaras Temáticas do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC).
Representantes de diversas religiões em reunião do projeto Fé no Clima | Foto: Instituto Clima e Sociedade